segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Troca de saberes

Na semana passada estive em Camocim de São Félix, Agreste Central de Pernambuco. Fui para um dos projetos que faço consultoria, sendo esse especialmente sobre relações de gênero e Programa Nacional do Crédito Fundiário.

Resumidamente, a ideia é que mulheres, em sua maioria agricultoras sejam capacitadas no tema para multiplicar a proposta para 700 mulheres da agricultura familiar, que por sua vez estarão aptas a buscar o crédito fundiário.

Há anos faço formação de mulheres e sempre me surpreendo, sempre aprendo. Costumo dizer que é uma intensa troca de saberes.

Em Camocim, por exemplo, mulheres fantásticas participaram dessa capacitação. Mulheres com vasta experiência na agricultura, no conhecimento de plantas medicinais, com saberes sobre reposição hormonal por meio de uma alimentação mais saudável e natural.

Já sabemos que os desconfortos da menopausa - que ja discutimos em outras postagens - são causados pelos esforços que o organismo faz para se adaptar às oscilações dos hormônios que, muitas vezes, são fortemente acentuados pelo estilo de vida e pelo que se come, ou que se deixa de comer. A minha médica homeopata já tinha me alertado que um tratamento dietético muito eficaz para combater a maioria dos sintomas do climatério e da menopausa é a soja.

A soja é rica em fitoestrogênios, substância que está presente em outros vegetais, com ação igual ao estrogênio. Uma xícara de feijão de soja fornece aproximadamente 300 mg do fitoestrogênios isoflavona, que equivale à cerca de 0,45 mg de estrogênio conjugado).

Segundo Cintia, uma das agricultoras que sabe bastante sobre o assunto, uma folha de couve três vezes por semana, junto com uma colher (de sopa) de soja em grão é um ótimo repositor hormonal - tal qual diz a minha homeopata.

A terapêutica homeopática é um tratamento seguro e natural antes, durante e depois da menopausa. Lembrando sempre que a menopausa é apenas um estágio no amadurecimento da mulher.

E todo dia, aprendendo um pouco mais. Beijos para as agricultoras de Camocim de São Félix!

* Foto da horta do Hotel Jonas, Camocim de São Félix

domingo, 9 de janeiro de 2011

Simone de Beauvoir -



Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir nasceu no dia 09 de janeiro de 1908, no boulevard du Montparnasse 103 em Paris, na França. Também foi em Paris que Simone passou a maior parte do seu tempo e onde morreu, no ano de 1986. Simone de Beauvoir feminista e escritora foi desde sempre, uma mulher à frente do seu tempo.

Nunca aderiu aos modelos impostos de obrigações familiares de sua época, mantendo com Sartre (Jean-Paul Sartre) um relacionamento cuja combinação era a que a monogamia e a mentira não teriam lugar entre eles. Pacto que durou toda a vida dos dois. Simone namorou mulheres, se apaixonou por outros homens, viveu triângulos amorosos mas a relação com Sartre foi a sua prioridade. Beauvoir sempre desprezou a disciplina moral e familiar.

Questionou sobre o determinismo biológico, a maternidade como destino e as implicações de tudo isso na vida das mulheres, criticou a legitimidade que várias teorias conferem à subordinação das mulheres e deixou uma vasta produção bibliográfica cada dia mais atual.

Em 1946 começa a escrever sobre a condição feminina e em 1948 os primeiros fragmentos do Segundo Sexo começam a ser publicados na revista Les Temps Moderns.

Quando em 1949 lança O Segundo Sexo, em dois volumes, sua vida sofre uma profunda transformação pelas repercussões provocadas pelo conteúdo de sua publicação. Foi best seller em vários países, traduzido para mais de 20 idiomas e permaneceu durante muito tempo em listas de mais vendidos em muitos lugares.

Simone de Beauvoir se engaja no Mouvement de Liberatión de Femmes - MLF - e defende a legalização do aborto e a prevenção da gravidez. Em 1971, assina junto com outras mulheres, o Manifesto das 343, pelo direito à contracepção gratuita e ao aborto legal e seguro. No Manifesto, muitas admitiam ter feito um aborto, inclusive Beauvoir, o que sabe-se, não era verdade. Apesar das repercussões negativas do Manifesto, o aborto foi legalizado na França em 1975.

Simone de Beauvoir foi presidente do Choisir, grupo que informava às mulheres sobre seus direitos, em defesa da contracepção gratuita e pela legalização do aborto.

Muito ja se escreveu sobre a vida de Simone de Beauvoir, sua obra, publicações e a revolução de costumes que ela provocou na sua época com repercussões fundamentais nos dias atuais.

Simone de Beauvoir! Ainda uma mulher à frente de seu tempo!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Kama Sutra

Ja falamos aqui em outra ocasião sobre o Kama Sutra - antigo texto indiano sobre comportamento sexual humano. Apesar de não ser um manual do sexo - ele assim tem sido descrito e usado erroneamente no mundo ocidental.

De vez em quando, artigos, entrevistas e matérias sobre o Kama Sutra voltam às revistas femininas. Com títulos do tipo: "Vire fera na cama e viva mais feliz", "Escolha a sua (posição) e enlouqueça de prazer." Assim, as revistas fazem a festa com fotos, desenhos e mesmo gravuras com posições sexuais do Kama Sutra. E sobretudo, vendem.

E nós, aqui? Bem, sexo tem a ver com prazer. Isso vai desde a masturbação, beijo na boca, até uma relação sexual, seja ela com penetração ou não.
Também nada tem a ver com amor, embora isso seja muito difundido entre as mulheres. O mito de que as mulheres transam somente quando amam. Mito.

E, o melhor de tudo é que o prazer, o gozo dos sentidos, não passa necessariamente pela outra pessoa. O prazer está em nós mesmas.
E, nesse sentido, a masturbação é um dos caminhos para chegar ao orgasmo.

Voltaremos a falar sobre isso!