domingo, 31 de julho de 2011

O orgasmo nosso de cada dia.

Modigliani (imagens google)
Hoje comemora-se o Dia Mundial do Orgasmo. A data - 31 de julho - como já dissemos aqui, surgiu na Inglaterra como uma forma de aquecer as vendas em casas de sex shop britânicas e também para trazer a discussão sobre a sexualidade feminina.
Segundo o dicionário, "orgasmo é o mais alto grau da satisfação sexual, quando se atinge a plenitude das sensações". O orgasmo dura apenas alguns segundos e a palavra em grego significa "ferver de ardor". 
Para escrever esse post dei uma olhada nas matérias das revistas ditas "femininas" e sempre fico muito impressionada com o resultado. Se por um lado, há a ditadura da beleza que nos escraviza e impõe determinados modelos e padrões, por outro lado é muito forte a obsessão pela performance sexual perfeita.
E o que é pior? "Ninguém sabe o que é a tal performance perfeita - nem especialistas em sexualidade, nem sequer psicólogos, muito menos ginecologistas. Até porque a sensação de prazer é pessoal e intransferível". Na matéria Abaixo a ditadura do orgasmo as jornalistas Patricia Diguê e Verônica Mambrini arrasam, desmistificando a tão sonhada sensação.
Alguns dos mitos em torno do orgasmo estão relacionados aos tais padrões de beleza impostos para as mulheres, como a auto exigência de um corpo "perfeito": magro e sem estrias ou celulite.
Outro dia fiquei surpresa quando uma amiga minha contou que não consegue tirar a roupa na frente do marido se estiver com a luz acesa, pois desde que ela teve nenê as suas formas não são as mesmas. Imagino que essa situação, que se traduz em sofrimento, aconteça com muitas outras mulheres. E isso tem a ver com a baixa auto-estima, mas também com as diferenças culturais determinadas pelo gênero e pelo sexo, que padronizam as mulheres e idealizam tipos físicos que muitas vezes estão longe da realidade.
Além disso, os manuais, as inúmeras publicações demonstrando o passo-a-passo para o orgasmo, o Guia do orgasmo estão sempre nos impondo um modelo de prazer que nem sempre se encaixa no nosso orgasmo da vida real. E muitas vezes, o mais importante é o percurso, o caminho e não a chegada.  Quando o orgasmo vira uma obrigação, muitas mulheres acabam sofrendo com a cobrança interna, muitas vezes resultado da pressão social. Por outro lado, já falamos AQUI aqui que 'a preocupação com a performance sexual faz com que muitas vezes, as pessoas fiquem tão imbuídas em demonstrar que são verdadeir@s atletas sexuais que acabam por investir pouco no prazer sexual da outra pessoa.' E por que não dizer, no seu próprio prazer?
Também já sabemos que existem muitas formas de atingir um orgasmo e a masturbação pode ser uma delas. E para isso não precisamos de ninguém, a menos que faça parte do jogo erótico com o parceiro ou com a parceira. Inúmeros brinquedinhos são vendidos em sex shopping: elétricos, manuais, para estimular o clitóris, à prova dágua, vibradores com pulsação, enfim, tem pra todo tipo de gosto e de prazer.                          
Objetos eróticos criativos

Nessa onda dos manuais e das muitas formas de atingir um orgasmo, tem também a nova música de Erasmo Carlos e Arnaldo Antunes: Kamasutra. Vejam a letra:

Hu, hu, hu
Hu, hu, hu
Hu, hu, hu
Em que posição?
Frontal, de pé, por trás ou de lado
A hidra às voltas com o dragão
Tesoura, fechadura ou de quatro
Em que posição?
Coqueirinho ajoelhado
Trapézio ou carrinho de mão
Gangorra de cabeça pra baixo
Em que posição?
Ficamos de mãos dadas no improvável caranguejo
Mas foi com a chave de ouro que o namoro começou
No 69 a gente deu nosso primeiro beijo
O que faremos hoje com nosso desejo?
Onde colocar o amor?
O enroscado da trepadeira
Picada de escorpião
Guindaste, tartaruga ou vaqueira
Em que posição?
Fênix na caverna vermelha
Noventa graus de conexão
Carrossel ou chão de estrelas
Em que posição?
Já experimentamos quase o Kama Sutra inteiro
Até contorcionismo a gente às vezes praticou
A borboleta em concha fez você gozar primeiro
Mas no tradicional papai-mamãe 
Foi que a gente mais arrebentou
O parafuso, a ponte e o arco
Da rã, do carangueijo ou do cão
Lótus, vai e vem, tiro ao alvo
Em que posição?
Hu, hu, hu
Hu, hu, hu
Hu, hu, hu
Em que posição?

Para finalizar o post, deixo a música Je T'aime, de Serge Gainsbourg que se chamava Lucien Ginzburg e mudou o nome na década de cinquenta. Músico, cantor e compositor francês, que eu ouvia ainda na minha adolescência. Essa música, particularmente, é a minha primeira fantasia sexual sobre um orgasmo. Na minha casa tinha um vinil e eu escutava inúmeras vezes achando o máximo.

Um feliz Dia do Orgasmo para nós!


5 comentários:

  1. Suely, querida, já desencanei dessa de querer alcançar o orgasmo de todo jeito com o parceiro. Gozo numa boa sozinha. E com o parceiro é só prazer sem a obrigatoriedade do orgasmo. Também adoro essa música do Gainsbourg!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Su, a crítica sobre a "obrigatoriedade do orgasmo" foi muito boa. Essa é uma questão difícil de discutir porque não tem a ver só com a mulher, mas também com os(as) parceiros(as)e as relações amorosas. Uma problemática que se desenrola nos momentos mais íntimos da relação, por isso algo tão difícil de revelar ao debate.
    Parabéns pela escola musical. Foi ótima para o tema.
    beijos,
    suzana libardi

    ResponderExcluir
  3. A questão do orgasmo ainda permanece entre os "gargalos" que a libertação da mulher não resolveu de todo. O papel de responsável pelo prazer masculino ainda recai sobre elas, historicamente submissas. Está mudando a passos rápidos, mas há inda esse ranço . Há um livro muito bom que li há anos (A FUNÇÃO DO ORGASMO, de Wilhelm Reich), que mesmo desacreditado nos meios psicanalíticos ocidentais, é um dos melhores que tratam do assunto para mim.
    Abraços, Suely. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  4. De fato Suely, esse ainda é um tema que vira as noites, ou não. Mas eu acredito que o mistério do Prazer, passa pela aceitação do eu. Do gostar e conhecer o seu corpo. Só assim podemos ter e dar prazer.
    A música não poderia ser outra.Adorei!

    Bjs, Tércia

    ResponderExcluir