segunda-feira, 18 de julho de 2011

Cinquentinha... ou mais.

Acima, da esquerda para a direita:
Meryl Streep, Bruna Lombardi, Isabelle Huppert e Angela Vieira;
abaixo, da esquerda para a direita: Isabella Rossellini; Helen Mirren; Catherine Deneuve e Irene Ravache (www1.folha.uol.com.br)
                     
Ando bem impressionada como tem aparecido matérias na mídia sobre o envelhecimento. A maioria com boas notícias. Algumas, equivocadas no meu modo de ver porque querem mostrar o segredo da eterna juventude ou como ter uma aparência mais nova,  como se só pudéssemos ser felizes aos vinte anos. A fórmula da juventude vende revistas. Uma delas apresenta uma matéria sobre 32 formas de rejuvenescer: alimentos poderosos, cosméticos e tratamentos inovadores, além de pequenas mudanças de hábito. Tudo para "subtrair" alguns anos da nossa aparência.
Prometem desde o resgate da auto-estima até o fim da flacidez. Muitos sites também prometem alguns passos para o rejuvenescimento e apostam que mulheres e homens querem conquistar um olhar de 40 aos 60 anos. Novas tecnologias, pílulas do rejuvenescimento, últimos lançamentos de cremes e novos tratamentos que rejuvenescem o rosto por inteiro.
Uma das tantas matérias que li há alguns meses, fala sobre a relação da nova geração de mulheres que estão acima dos cinquenta anos e mantem uma boa relação com o espelho. No final do post, indico o link. Vale a pena dá uma olhada. Na matéria, a antropóloga Mirian Goldenberg diz que é mais fácil envelhecer na Europa do que no Brasil, onde a cultura obriga as mulheres a parecerem mais jovens.  Somos o segundo país no mundo onde mais se faz cirurgias plásticas e o terceiro consumidor de cosméticos, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão.
Patricia K e Angela Vieira - Tamanho Único GNT
   
Voltando à longevidade, o Brasil também está se colocando entre os países com uma população significativa de idosos e idosas. Segundo O Estadão, "Houve um crescimento da  participação relativa da população, com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passou a 5,9% em 2000 e alcançou 7,4% em 2010."

Uma importante pesquisa sobre a terceira idade no Brasil, foi feita pela Fundação Perseu Abramo que resultou na publicação "Idosos no Brasil - Vivências, desafios e expectativas na terceira idade", organizado pela professora Anita Liberalesso Néri e co-editado pela Editora Fundação Perseu Abramo e pelas Edições SESC. O livro reúne análises aprofundadas dos dados da pesquisa, que é uma das mais amplas já feitas no país sobre os idosos. Destaco a análise sobre a feminização da velhice, que como resultado das desigualdades de gênero nas expectativas de vida, entre outras razões faz com que existam mais mulheres idosas do que homens.

Uma outra matéria que chamou a minha atenção sobre a longevidade, é a que fala sobre "Cientistas que preveem a cura do envelhecimento". Já sabemos que envelhecer não é adoecer, embora o envelhecimento traga algumas doenças decorrentes da idade. O biomédico e gerontologista Aubrey de Grey promete 'extirpar' tais doenças que acompanham a velhice, prolongando a vida indefinitivamente. Ele diz que o envelhecimento é o acúmulo de vários danos moleculares e celulares do organismo e propõe uma geriatria preventiva. A matéria fala ainda sobre a tendência mundial de longevidade e diz que só no Japão existem 44 mil centenários e a pessoa mais longeva do mundo tem 122 anos.

Na semana passada o comercial sobre o programa Globo Repórter prometia muitas novidades para as pessoas com 50 anos ou mais. Maternidade aos 49 anos. Uma nova carreira aos 60. Planos para depois dos 70. Fui assistir, afinal de contas, esse é o meu - o nosso - universo. Um pouco mais de cinquentinha. O programa começa com uma pergunta no mínimo instigante: "Você já parou para pensar no que fazer depois dos cinquenta?" Eu não parei. Sigo pensando e agindo, buscando ser feliz.



O programa mostra mulheres e homens brasileiros que entre 50 e 60 anos iniciam uma nova carreira e enfrentam o mercado de trabalho. Mostra também a mulher que engravida aos 49 anos e uma idosa campeã master de natação. O Globo Repórter mostra que é possível realizar muitos sonhos e fazer planos mesmo depois dos setenta anos, mesmo depois de aposentados, como o pedreiro que enveredou pelo caminho da fotografia, uma paixão antiga que ele enfim pôs em prática com um curso de fotografia e investimento pessoal para se profissionalizar. Mostra ainda a artesã que aprendeu a cozinhar aos 45 anos e se tornou empresária e proprietária de restaurante ou mesmo a técnica em edificações que recomeçou a vida profissional aos 53 anos.
Ainda que sem maiores novidades, porque muito do que o programa apresenta não é exatamente inédito, eu gostei de mais uma vez saber que sim, nós podemos. Não me canso de ler e de buscar saber mais sobre a velhice e a longevidade. Por enquanto, quero ir pensando como cuidar de mim para que eu fique uma velhinha saudável e feliz, afinal de contas, uma vida longa só tem sentido se a gente estiver com saúde. Um abraço.

4 comentários:

  1. "Viver é envelhecer, nada mais." (Simone de Beauvoir).

    Ler esse tipo de afirmação, ou outras parecidas a exemplo do que Arnaldo Antunes fala: " A coisa mais moderna dessa vida é envelhecer..." isoladamente, é uma coisa, outra bem mais bacana é vc ter um espaço como este, onde a cada post vão se abrindo as cortinas para uma reflexão acerca do assunto e ainda, se contrapondo a Ditadura de Juventude, colocada para nós, pela literatura, mídias...É no debate que vamos aprendendo a encarar esse tal envelhecimento kkk até bem pouco tempo, para mim, tão cruel. A luta não será o de "rejuvenescer", mas, o de fazer valer a pena. Aqui no teu blog, agente aprende que, o que não pode envelhecer são as emoções.
    Um cheiro grande, e arranje mais tempos pra alimentar este espaço todos os dias!

    Adilza
    (faltando apenas um tempinho de nada para meio século)

    ResponderExcluir
  2. OLA TAMBÉM PASSEI POR AQUI E ADORO SEU DOIS BLOGS. MUITO BEM ELABORADO.
    SEJA BEM VINDA SEMREP NO MEU.
    VALENTINA

    ResponderExcluir
  3. Su, esse tema é um dos meus preferidos, você sabe.
    Não suporto ver as reportagens e as propagandas, prometendo o rejuvenescimento. É ridículo.
    Legal é hidratar a pele, fazer um exercício para nos mantermos saudáveis.
    Jamais será tarde para viver.
    Vou recomendar essa para minha mãe, que acha que não há mais nada para fazer na idade dela.
    Valeu!
    Xeros

    ResponderExcluir
  4. Oi, Suely. É realmente lamentável o tratamento que é dispensado às pessoas mais velhas no Brasil. A americanização excessiva em nosso meio faz com que desprezemos tudo que não seja efêmero. Até mesmo a história eles não cultuam ou não se preocupam (somente as relativas as suas vitórias em guerras e invasões pelo mundo). Isso nos contaminou de tal forma que só mesmo com a entrada dos chineses em cena talvez seja possível mudar estas influências no futuro, uma vez que o Brasil carece, a meu ver de identidade própria culturalmente. Eu estou curtindo bastante o processo de envelhecimento inexorável. abraços, paz e bem.

    ResponderExcluir