segunda-feira, 20 de junho de 2011

Chico, um gatão na Terceira Idade.

Foto: Google
E o Chico Buarque fez aniversário e continua lindo em seus plenos 67 anos de idade. Está na Terceira Idade. Pois é. Os mitos também envelhecem, embora Chico continue um gato e muito charmoso. (foto:google)

As Nações Unidas usam o padrão de idade de 60 anos para descrever as pessoas mais velhas.  E o Estatuto do Idoso foi criado para regulamentar os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Portanto, Chico é uma pessoa idosa. 

Mas é claro que o processo de envelhecimento não começa na Terceira Idade e o que acontece com as pessoas ao longo dos anos varia bastante. As primeiras rugas de expressão. Cabelos embranquecendo. O fato é que a lei da gravidade não perdoa ninguém.
E uma coisa é certa: todos nós vamos envelhecendo desde que nascemos! A não ser... Benjamin Button!

Pois é. Lembrei agora do filme O curioso caso de Benjamin Button, direção David Fincher (2009). 
A história se passa em Nova Orleans em 1918. 
Benjamin Button (Brad Pitt) nasceu de uma forma rara, com uma aparência enrugada, como se fosse um velhinho de oitenta anos e com doenças de uma pessoa idosa. E com o passar do tempo ele rejuvenesce, invertendo o ciclo natural da vida. Ainda criança ele conhece Daisy (Cate Blanchet) que tem a mesma idade que ele, por quem se apaixona. 
O filme é uma fábula baseada no conto de F. Scott Fitzgerald (1896-1940), escrito em 1922.  É lindo e comovente.  Uma história de amor que começa na infância e segue com cumplicidade e companheirismo.
Vale muito a pena assistir. Até fiquei com vontade de rever esse belíssimo filme. É um show de interpretação de Brad Pitt e de Cate Blanchet.

Mas o post de hoje era pra ser sobre Andropausa... A partir dos 45 anos, pelo menos um em cada 10 homens começa a sentir os efeitos da Andropausa masculina. Tem até aqueles calores, mas é mais difícil ser diagnosticada. É a tal da menopausa masculina. Outros dados mostram que todos os homens, a partir dos 40 anos, sofrem uma redução gradativa de 1% ao ano na produção de testosterona, o hormônio sexual masculino. A gente já conversou aqui que a testosterona é produzida nos testículos e é responsável pelas características que identificam o homem, como a voz, a barba, pelos, musculatura e pomo de adão. Pois. Na andropausa há uma redução drástica na produção desse hormônio, o que acontece por volta dos 50 anos. 
E os efeitos podem ser devastadores, sendo os mais comuns: a disfunção erétil e a diminuição do desejo sexual (sim! eles também passam por isso), falta de atenção e concentração, perda da memória, desânimo, insônia, irritabilidade, mau humor e até  depressão em alguns casos.

Mas até nisso os homens saem em vantagem. É que ao contrário do que acontece com a menopausa que afeta todas as mulheres, já que todas passaremos pela falência dos ovários (achei essa denominação horrível e já me vi de luto quando os meus pararem de funcionar) e o fim do ciclo reprodutivo, apenas 20% dos homens enfrentarão a andropausa. 
Os demais continuarão reproduzindo espermatozoides até o final da vida.
Para escrever esse post fui em busca de informações e, acredite,  os dados sobre a idade em que começa a andropausa variam, mas os sintomas coincidem.  
Dá pra ver também que há um desconhecimento enorme sobre a andropausa e ainda muito preconceito e tabu envolvendo o tema.  Nesse ponto, há um coincidência já que existe também muito preconceito em relação à menopausa. Voltaremos a falar sobre a andropausa. 

Saiba mais:
Como o corpo envelhece
Bolsa de Mulher
Homens grisalhos (foto: George Clooney)
O curioso caso de Benjamin Button

6 comentários:

  1. Su, esse Chico é isso mesmo: um gatão!
    Muito bom esse esclarecimento da andropausa, não só para os homens, mas para as mulheres compreenderem melhor o que se passa com os homens.
    Ah, e esse filme é um dos melhores que já vi.
    Não sei onde foram buscar tanta criatividade, quase perfeita.

    Muito bom o post!

    Xeros

    ResponderExcluir
  2. Eu já estou com uns sintomas bem evidentes. Um calorão de vez em quando me acomete, um desânimo, a afoiteza vai diminuindo vagarosamente e a insônia tem sido minha companheira mais frequente das noites. Chega durante o dia eu fico um verdadeiro "caco". Queira Deus que pare por aqui. rsrs. Abraços, Suely. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  3. Suely,

    Muito legal como você vai entrando em assuntos pouco discutidos, sobretudo quando se trata das questões que envolvem os homens. abraços.

    ResponderExcluir
  4. Pois, Karlinha! Essa tal de andropausa pega de jeito alguns homens. Não com tanta frequência com que pega a gente... O filme é mesmo lindo. Um abraço e obrigada pela visita. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cacá!Que interessante o seu depoimento! Apareça sempre que quiser! É sempre bem-vindo. Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. É, Betânia vou devagarzinho entrando em caminhos que conheço pouco. Trouxe esse assunto para o blog porque tem tudo a ver com o momento que vivemos. Quem sabe assim a gente vai entendendo como eles funcionam e quais as semelhanças com essa fase de nossas vidas. Um abraço. Chegue quando puder.

    ResponderExcluir