terça-feira, 31 de agosto de 2010

La falta de deseo es el principal problema sexual femenino - CNNMéxico.com

La falta de deseo es el principal problema sexual femenino - CNNMéxico.com

Essa matéria chama a atenção pelos dados estatísticos sobre problemas sexuais em mulheres no México, com idade entre 18 re 95 anos. Foram entrevistadas 587 mulheres.

A falta de desejo aparece em 47% e problemas relacionados ao orgasmo em 45%.

Por outro lado, a idade, o período da menopausa e o uso de antidepressivos foram fatores de risco estatisticamente significativos para a disfunção sexual feminina. Tudo a ver com o nosso papo e o nosso blog.

domingo, 22 de agosto de 2010

O climatério é uma fase da vida da mulher

O climatério é definido pela Organização Mundial de Saúde como uma fase biológica da vida da mulher e não um processo patológico.

Mesmo assim, é importante que seja feito um diagnóstico, um acompanhamento médico visando a promoção da saúde e tratamento de possíveis agravos e redução de danos. Quando eles falam sobre isso, estão nos alertando sobre possíveis 'probleminhas' que surgem com tod@s - mulheres e homens - a partir de uma certa idade, como a hipertensão e o diabetes, por exemplo.

Mas, temos falado sobre orgasmo nas recentes postagens e queria hoje aproveitar para dizer que muitas mulheres mantem-se bem e sexualmente ativas, quando entram no climatério e mesmo depois, na menopausa.
Segundo alguns estudos, o que determina ou colabora para isso é uma relação de mais afeto com o seu parceiro (ou a sua parceira) e a masturbação.

A secura vaginal que é relatada como um incômodo nesse período não é um impedimento para atingir o orgasmo, por isso, tenho insistido que uma conversa franca e aberta com o (a) ginecologista ajuda em muito as mulheres. Creminhos são super eficazes para relações sexuais e para masturbação.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O orgasmo e as revistas femininas II

É no início dos anos setenta que as revistas femininas começam a falar sobre orgasmos, prazeres sexuais e, especialmente, clitóris.

É bom lembrar que foi também nesse período que o movimento feminista no Brasil, na chamada Segunda Onda do feminismo, passa a ter um grande expressão de articulação, apoiado principalmente nas ideias de Simone de Beauvoir.

O novo pensamento feminista traz uma crítica radical ao modelo tradicional de ser mulher e, assim, sai às ruas com as palavras de ordem: Nosso corpo nos pertence! O privado também é político!

É também esse movimento quem reivindica o direito ao prazer, o direito ao gozo, ainda que para algumas essas bandeiras estivessem relacionadas à chamada "burguesia".

Nos Estados Unidos, ainda nos anos setenta surge a revista Ms., sendo a primeira publicação feminista que chega às bancas, cuja promessa era popularizar o feminismo e apresentar temas até então não explorados pela imprensa. Durante duas décadas, a revista Ms. prometia ser um fórum aberto, um lugar onde as mulheres poderiam encontrar ajuda e informação para melhorar suas vidas.

A revista Nova em seus primeiros artigos, ao propor uma nova figura de mulher - livre, independente e nova integrante do mercado, ja explicava a fisiologia do corpo feminino e masculino, comentando sobre as descobertas de Masters & Johnson, que atenta para o clitóris como um lugar de prazer.

Fonte:Os Mistérios do Corpo Feminino, ou as Muitas Descobertas do Clitóris

sábado, 14 de agosto de 2010

O orgasmo e as revistas femininas

É como se houvesse uma fórmula secreta, uma receita a ser experimentada ou um guia prático.

É assim que as revistas femininas tratam a nossa vida sexual.

Um time de mulheres plenamente satisfeitas e, somente você (nós, mulheres), ainda não se deu conta de que não faz parte daquele seleto grupo. Ou se deu conta e justamente por isso, é a mais miserável de todas as outras que gozam, que tem prazer, que vivenciam e oferecem uma vida sexual 100% satisfatória ao seu parceiro.

Vejamos:
Primeiro, abordam a temática como se houvesse apenas um único tipo de relação sexual no mundo: a hetero.

Segundo, quase nunca falam do prazer individual - da masturbação por exemplo - ou o mencionam muito rapidamente. Estão sempre relacionando ao prazer de um casal. Esquecem que o prazer está principalmente em nós mesmas. Já falamos no blog que nós mulheres temos um órgão responsável exclusivamente pelo prazer: o clitóris.

Há sempre um culpado externo que é o vilão, que é responsável por destruir uma vida de glamour sexual para o casal. Ai vem, a rotina, o longo tempo de convivência, a falta de romantismo, enfim, todas essas questões que se repetem.

Tratam também do sexo como puramente penetração e cujo fim é exclusivamente o orgasmo. A ditadura do gozo. Esquecem que o namoro, o prelúdio, o chamego podem oferecer prazeres indescritíveis.

Na essência o que fica é mais uma vez, uma responsabilização para as mulheres que devem procurar 'salvar o seu casamento'.

Daí, sugerem que nós devemos ter atitudes que 'esquentem' a transa, criar um mundo de fantasias, comprar lingerie, resgatar uma relação que muitas vezes não existe mais - porque as relações mudam mesmo, até porque nós todas mudamos com o tempo.

Agora, some-se a isso, um período de transição e às vezes difícil como é o climatério. Onde muitas mulheres sentem desconforto na hora do sexo, não sentem vontade de transar e não conseguem falar sobre essa questão às vezes nem com o próprio médico.

Vamos voltar a falar sobre isso.

domingo, 8 de agosto de 2010

Mutilação Genital Feminina - MGF

Segundo o Unicef cerca de três milhões de meninas são afetadas pela Mutilação Genital Feminina por ano.

É uma prática tradicional na África Sub-saariana e no Médio Oriente e inclui a ablação do clitoris o que leva em muitos casos à morte.

Dor, hemorragias, infecções e morte são consequências da excisão.

Pode ser de três tipos: corte parcial ou total do clitoris (abscisão), a extirpação dos grandes e/ou pequenos lábios (labiotomia) e a infibulação (costura da vagina). Todas crueis. Todas praticadas sem anestesia, com um instrumento cortante, geralmente uma lâmina de barbear, uma faca ou tesouras.

Segundo Celuy Roberta Damasio, docente de língua francesa, o governo da França trava uma batalha contra os praticantes desse ritual que
"na sua origem significava a separação dos sexos. Na tradição de Mali, o céu fecundou a terra antes de sua excisão, dando origem ao chacal, semeador da desordem no mundo. Assim sendo, a criança nascida de uma mulher não excisa vem anunciar a desordem e o azar."

E no final, tudo 'sobra' para as mulheres - no caso, ainda meninas.

Faça parte da campanha contra a Mutilação Genital Feminina (MGF).

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Vida Maria - (Marcio Ramos)

Essa é uma homenagem às tantas mulheres que vivem uma Vida Maria.
Que nascem, crescem,vivem e morrem uma vida Maria.
Que são impedidas de sonhar. Que tem suas esperanças tolhidas desde cedo.
Que envelhecem uma vida Maria.
E àquelas que romperam, que se libertaram da vida Maria.




domingo, 1 de agosto de 2010

Dia do Orgasmo

Essa data - 31 de julho - Dia Internacional do Orgasmo foi concebida há 8 anos pelas lojas de sex shop da Inglaterra com o objetivo de discutir a sexualidade feminina e "esquentar" o comércio de lojas desse tipo.

Na verdade, pesquisas feitas à época mostravam um alto grau de insatisfação em relação ao sexo, das britânicas.Pesquisas mostravam que 80% das mulheres não atingiam o orgasmo durante o ato sexual.

Mas essa é uma preocupação que afeta também as brasileiras e brasileiros. Já falamos aqui no blog que se a maior dificuldade das mulheres é em relaçao ao orgasmo, o maior problema dos homens é com a ejaculação precoce e com a falta de ereção.

Conversando com uma amiga, soube de uma informação fantástica. Vejam o que ela nos conta: "Recentemente descobri uma coisa sensacional: a camisinha feminina tem sido preferida por homens que tem algum tipo de disfunção erétil ou dificuldade com a ereção, porque o pênis não precisa estar inteiramente ereto para iniciar a transa, não precisa retirar logo depois da ejaculação e pode transar várias vezes sem tirar a camisinha. Tá fazendo o maior sucesso no Ceará entre casais mais velhos. Não é ótimo? E a L'amour - que não faz 'tcheco-tcheco', porque fica ajustada - aumenta o prazer das mulheres... Camisinha feminina pra todo mundo no dia do orgasmo!!"
Achei genial!

Quem quiser saber mais sobre o Dia do Orgasmo, pode ler O Dia do Orgasmo e também a IstoÉGente