domingo, 12 de dezembro de 2010

Menopausa precoce

Uma amiga minha que conhece o blog esse tal climatério, outro dia me falou que desde os 30 e poucos anos está na menopausa.

Ai fui ler para entender um pouco o que vem a ser essa tal de menopausa precoce.
A estimativa é de uma para cada mil mulheres com menos de 40 anos.
É uma doença que se caracteriza pela ausência da menstruação antes do tempo, com uma diminuição da produção de estrogênio. A mulher deixa de produzir óvulos e perde a fertilidade.

Os sintomas são praticamente os mesmos que ja falamos aqui, mas os impactos na vida da mulher são muito maiores porque acontecem mais cedo.

As causas não são totalmente conhecidas, mas estudos indicam que podem contribuir para isso, as infecções, fator genético e o sistema imunológico.

Mas, mulheres com menopausa precoce podem engravidar, com os avanços dos estudos em reprodução humana. Converse com o seu médico.

8 comentários:

  1. tenho 44 anos e ja começou o meu tormento,pois estou muito preocupada,mas vamos la.estou com muitas dores no abedome e so vivo com ele enchado,q devo fazer.sangramneto lento e com mas de 10 dias.mim ajudem,tambem esqueço muito as coisa tenhe alguma coisa ha ver?

    ResponderExcluir
  2. Fica muito claro nas palavras dessa "mulher anônima" a dificuldade que temos de lidar com nosso corpo.Se passamos a vida não entendendo a voz do nosso corpo, temos que procurar um(a) profissional da área da saúde da mulher e buscar orientações.

    ResponderExcluir
  3. oi Su, eu tive tb a tal da menopausa precoce!! Aos trinta comecei com os sintomas, mas fiz um tratamento que resolveu!!
    Agora com 42, acho que estou novamente entrando, enfim, vamos ver se segura mais um pouco ou deixa de vez! o importante é ser acompanhada por um profissional.

    ResponderExcluir
  4. estou na menopausa desde 2003 tenho 49 anos e ainda tenho os sintomas do fogacho, quanto tempo isso vai durar?

    ResponderExcluir
  5. Muita gente não sabe distinguir os sintomas e nem determinar quando começou o climatério, principalmente quem vive em cidades de clima quente, quando se refere aos sintomas do fogacho. Vale a pena procurar uma ginecologista e se informar melhor. A proposta do blog é essa, a gente poder trocar algumas angústias, falar sobre o preconceito que ronda as mulheres que estão vivenciando essa fase da vida e tentar encarar com bom humor. Um abraço a todas e grata pela colaboração.

    ResponderExcluir
  6. Bem, a recomendação é procurar um médico - ou médica.
    Sempre. O blog não tem a pretensão e nem condições de substituir a clínica médica. A ideia é outra. O que posso dizer em casos como o descrito acima, com sintomas e incômodos é procure um especialista no assunto. Um abraço e boa sorte! Obrigada pelos comentários.

    ResponderExcluir
  7. Suely, entrei no climaterio aos 39, e aos 40 fui me dar conta que estava nesse periodo quando fiquei em depressão, e procurei ajuda profissional.Sentia os fogachos , mal estares, enfim,mas não relacionava a tão situação. Realmente é muito mais acentuado os sintomas e ter o auto controle sobre eles as vezes é muito dificil, mas não impossivel, e a ajuda de varios profissionais como , ginecologista, psicologo, é de grande valia.
    Adoro seu blog, e me deu grande ajuda e incentivo para enfrentar essa nova fase.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Estes suores execivos são insuportáveis, fica dificil até frequentar ambientes sociais, fui a uma festa e me senti super desconfortável, transpirava todo o tempo. Me senti tão mal que fui embora, estou muito deprimida tenho vergonha de sair de casa. é muito feio icar toda suada enquanto as pessoas ao seu redor parecem fresquinhas. Como posso acabar com isso?

    ResponderExcluir