domingo, 22 de agosto de 2010

O climatério é uma fase da vida da mulher

O climatério é definido pela Organização Mundial de Saúde como uma fase biológica da vida da mulher e não um processo patológico.

Mesmo assim, é importante que seja feito um diagnóstico, um acompanhamento médico visando a promoção da saúde e tratamento de possíveis agravos e redução de danos. Quando eles falam sobre isso, estão nos alertando sobre possíveis 'probleminhas' que surgem com tod@s - mulheres e homens - a partir de uma certa idade, como a hipertensão e o diabetes, por exemplo.

Mas, temos falado sobre orgasmo nas recentes postagens e queria hoje aproveitar para dizer que muitas mulheres mantem-se bem e sexualmente ativas, quando entram no climatério e mesmo depois, na menopausa.
Segundo alguns estudos, o que determina ou colabora para isso é uma relação de mais afeto com o seu parceiro (ou a sua parceira) e a masturbação.

A secura vaginal que é relatada como um incômodo nesse período não é um impedimento para atingir o orgasmo, por isso, tenho insistido que uma conversa franca e aberta com o (a) ginecologista ajuda em muito as mulheres. Creminhos são super eficazes para relações sexuais e para masturbação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário